sábado, 14 de maio de 2011

TENDE BOM ÂNIMO

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33)

Acordei esse dia com vontade de brincar com a etimologia (origem das palavras) da palavra “ânimo”.
- “Tenha ânimo, fulano!”
- “To precisando de um pouco de “ânimo na vida”.
Todo mundo sabe o que essas expressões querem dizer. Mas, eu fiquei curiosa com o tal do “BOM ÁNIMO” da fala de Jesus. Porque antes disso ele afirma que teremos aflições. Então, o ânimo deixou de ser tão óbvio. Daí surgiu à brincadeira etimológica.
No grego, ânimo significa alegrar-se, estar satisfeito, ter disposição, paixão, coragem.
No latim tem haver com energia, esperança.
No hebraico tem haver com fortalecer-se, prevalecer.
E pasmem! No indo-europeu significa respirar.
Ah! E não dá para esquecer que da palavra ânimo vem à palavra animação.
Escolha a definição que você quiser (eu escolhi todas por achar todas fantásticas!). Jesus sabia que todos nós estamos constantemente expostos a situações-desafios. Sabia também que os desafios vão de encontro com aspectos da nossa fragilidade humana. Ficamos suscetíveis ao medo, a angústia, a ansiedade. Nosso corpo e nossa mente padecem diante das aflições. Esse é o nosso comportamento natural, diagnosticado, catalogado, analisável. Mas, Jesus não estava entre as pessoas para falar e apontar o conhecido. Ele olhava para as pessoas e via as potencialidades. A possibilidade que temos para viver o sobrenatural. Pois se não fosse assim, ele não poderia dizer: “olha, a vida vai ser cheia de dificuldades, mas não é a dificuldade que determina se você vai ter paz ou não. Você vai ser afligido: pessoas queridas vão te machucar, privações virão, teu corpo é mortal, nem sempre você vai ganhar a vida não vai te mimar, MAS a tua alegria, a tua disposição, a tua esperança, a tua força não é para estar colocada na realidade objetiva da vida, naquilo que os olhos da carne contemplam. É a tua fé, como Jesus tinha fé nos planos de Seu Pai, que te faz prevalecer. Levantar-se todo dia e de preferência animado, grato.
Saiba que hoje você está no lugar que deve estar. Deus não se enganou. Existe uma barreira? Tudo bem. Ela está ai, Rejane, para ser atravessada. Porque a barreira, a dificuldade faz meu ser ficar mais forte mais preparado. Deus não é sádico. Não acha graça no nosso sofrimento. Não coloca barreiras em nossas vidas para que percamos a alegria de viver. Não são as barreiras da vida que nos enfraquecem. São as barreiras imaginárias que nos derrubam: as angústias ligadas ao passado, as ansiedades em relação ao futuro, os sentimentos de inferioridade, a falta de fé, os padrões mentais tão arraigados de que somos fracassados. As barreiras reais vêm para fazer de nós “mais que vencedores”. As barreiras imaginárias nos levam a loucura e ao desespero.
No dia mau, não tome DECISÕES. Tome uma POSIÇÃO diante de Deus de esperar.
 “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus..” (Salmo 42:11)

 Eu posso até chorar, mas vou levantar-me e fazer o que está ao meu alcance, sem murmuração. Profetize amor, alegria, fé, prosperidade, positividade. Tenha um espírito livre.
A fé é o caminho para que tenhamos bom ânimo. O sinal do verdadeiro adorador.

Tenha um bom dia!

“Recebei-me Incomparável, no grande número de seus servos, independente de credos, filosofias ou religiões. Pois, meu coração está consagrado a Ti para que eu ame e respeite o caminho de todos os seres sobre a Terra.” (Rê Teles___*)

0 comentários:

Postar um comentário